Freguesia de Moita dos Ferreiros

A sua freguesia

Grupo de Voluntariado

 

     Grupo surgido em finais de 2011, no âmbito da celebração do Ano Europeu do Voluntariado, com o objetivo de tentar ajudar as pessoas mais necessitadas da nossa freguesia ao nível de roupas, calçado e brinquedos.
No início do mês de novembro de 2011 começámos a divulgar a nossa campanha, porta a porta, por toda a freguesia de Moita dos Ferreiros, e a adesão da população na entrega foi massiva!
No final de novembro, e com a recolha terminada, passámos à separação das roupas e calçado e criámos o nosso “Banco de Vestuário” numa sala gentilmente cedida pela Junta de Freguesia de Moita dos Ferreiros. No início de dezembro essa sala encontrava-se verdadeiramente “apinhada” e o nosso entusiasmo crescia cada vez mais.
Com a colaboração do Centro Social e Paroquial da Moita dos Ferreiros divulgámos o nosso “Banco de Vestuário”, e abrimos inscrições para que a população mais necessitada pudesse usufruir dos bens angariados.
Contámos inicialmente com cerca de 65 inscrições, individuais e de famílias, que representam cerca de 150 pessoas, para o “Banco de Vestuário”, e durante todo o mês de dezembro tentámos assim chegar a toda a população necessitada da freguesia.
Os pedidos de ajuda surgiram-nos (e, felizmente, continuam a surgir) também de pessoas de outras freguesias, e, uma vez que a angariação tinha sido muito bem sucedida, prontificámo-nos desde logo a auxiliar todos os que nos procurassem.
Contactámos várias instituições sociais, hospitais, lares e centros de dia, às quais já prestámos/continuamos a prestar a nossa colaboração, sejam estas da próximas da nossa freguesia ou mais distantes. Em paralelo, encontrámos a possibilidade de enviar algumas das nossas roupas e calçado além-fronteiras, nomeadamente, para São Tomé e Príncipe e para a Guiné.
O “Banco de Voluntariado” mantém-se em funcionamento desde então, agora num novo e amplo espaço com várias salas e muita arrumação, igualmente cedido pela Junta de Freguesia de Moita dos Ferreiros, que se situa por baixo do nosso Centro de Saúde, e está ao dispor quer da população da nossa freguesia e arredores, quer de instituições que necessitem da nossa ajuda.